XP assume que sofreu vazamento de dados

A XP informou parte da sua base de clientes sobre um vazamento de dados pessoais, mas garantiu que os saldos deles não foram afetados. A companhia diz que tomou conhecimento no dia 22 de março de que uma base de dados que se encontrava hospedada em um fornecedor externo teve um acesso não autorizado, que foi imediatamente bloqueado.
“Sua conta e seus investimentos estão em total segurança, pois nenhum sistema da XP foi acessado. A utilização dos nossos aplicativos e sites pode continuar sendo realizada normalmente e não é necessário alterar sua senha. Nenhuma operação financeira foi realizada, seus recursos estão seguros e protegidos”, afirmou a empresa de investimentos em comunicado enviado aos clientes.
“Não foram acessadas informações como senha, assinatura eletrônica e biometria, e nem mesmo seu CPF ou documento de identidade”, acrescenta. Mas o XP admite que entre os dados vazados estão informações como nome, telefone, e-mail, data de nascimento, CEP, estado civil, gênero, cargo e nacionalidade.
Também há dados sobre os produtos financeiros contratados, sem os respectivos detalhamentos, limitando-se às informações binárias, como se possui ou não cartão de crédito e débito, seguro, consórcio, previdência e portabilidade de salário. Além disso, vazaram dados como o número da conta na XP, saldo, posição, nome do assessor e limite de crédito, referentes ao mês de março. A XP reforça que, por conta do ocorrido, os clientes devem desconfiar de ligações telefônicas em nome da corretora, especialmente sobre procedimentos de segurança e reconhecimento de compras ou transações.
“Os recursos dos clientes e da própria instituição estão seguros, protegidos e não sofreram qualquer tipo de impacto, inexistindo vazamento de senhas, assinaturas eletrônicas, token, credenciais de acessos ou qualquer dado que permita realizar transações financeiras”, afirmou a XP em nota.