Mestrado EAD

Abertas 20 vagas em mestrado gratuito para docentes da rede municipal de Fortaleza

Professores efetivos da rede municipal de ensino fortalezense poderão participar da seleção para 20 vagas no curso do programa de mestrado profissional em Educação Inclusiva (Profei), ofertado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD). O curso é gratuito, realizado na modalidade a distância (com previsão de encontros presenciais previamente agendados) e coordenado pelo campus de Paracuru.

LEIA TAMBÉM: UFSC recebe inscrições para cursos gratuitos de mestrado e doutorado

Poderão concorrer às vagas servidores docentes de provimento efetivo e estável, com diploma de nível superior, vinculados à Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME), desde que atuem em sala de aula regular (educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos) ou em sala de atendimento educacional especializado (AEE). A previsão de duração do mestrado ofertado é de 24 meses para o cumprimento de todos os créditos.

As inscrições na seleção também são gratuitas, com início no dia 26 de janeiro e término às 16h59min do dia 27 de fevereiro de 2026, pelo horário de Brasília/DF. Para tanto, os interessados devem conhecer o inteiro teor das normas do certame disponibilizadas na página do campus de Paracuru. Após isso, devem preencher o formulário eletrônico indicado e enviar toda a documentação de acordo com as orientações discriminadas no edital.

A seleção terá quatro etapas, sendo elas: homologação da inscrição; análise documental; análise do projeto de pesquisa; e entrevista. Além da submissão do projeto de pesquisa, o interessado deverá indicar, no ato da inscrição, uma das três linhas de pesquisa à qual pretende se vincular: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva; e Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva.

Profei

O mestrado profissional em Educação Inclusiva é um programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), ofertado com o objetivo de difundir os princípios e fundamentos da educação inclusiva para o aprimoramento de docentes no desenvolvimento dos contextos educacionais, visando à melhoria da qualidade da educação no País.

Dentre os objetivos principais estão: disseminar os conceitos da educação inclusiva para a garantia do direito à educação voltada para todos; conhecer e analisar os principais documentos legais e diretrizes que garantem o atendimento e a inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial; compreender o projeto pedagógico como elemento norteador das ações político pedagógicas da escola inclusiva que se pretende construir.

SERVIÇO:

Texto: Centro de Referência em Educação a Distância – Instituto Federal do Ceará – IFCE

Dante Q.

Atua em plataformas com produção de conteúdo. É formado em Gestão de TI e Ciências Contábeis, com pós-graduação em Transformação Digital e Gestão Documental. Desde 2020, trabalha exclusivamente com redação, produzindo conteúdo para diversas áreas e projetos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo